Em meio a uma grave crise nas contas públicas, com uma divida acumulada que supera a casa dos R$ 69 bilhões, o governo do Estado deve anunciar, na próxima segunda-feira, que vai antecipar o calendário de descontos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019. Diferentemente do que acontecia até este ano, será oferecido o desconto máximo para quem pagar o imposto até o dia 28 de dezembro. Pelo calendário anterior, o prazo estimulado era 2 de janeiro.
Quem pagar antes do final do ano, irá se beneficiar da redução da taxa de licenciamento, que será de 3%, além da manutenção da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) de 2018. A tendência é que ela seja ajustada em torno de 4% na virada do ano.
Receita Federal abre consulta ao sétimo lote de restituição do IRPF 2018 na próxima segunda
Além disso, o governo do Estado dá outros benefícios aos condutores, como o Bom Motorista e o Bom Cidadão. Para quem se enquadrar nos critérios, a redução do valor do imposto, se pago antes do final do ano, pode chegar em até 25%.
Será mantida a possibilidade de pagamento do IPVA em até três vezes, com a primeira parcela vencendo no dia 31 de janeiro. O calendário completo do IPVA será apresentado pela Secretaria da Fazenda do Estado, na segunda-feira, às 14h.